O culto ao homem e a fragilidade da igreja brasileira.

Não é novidade que a igreja brasileira está fortemente enraizada na prática da idolatria, Alguns podem dizer que não! Porém, é só irmos na maioria dos cultos e percebemos que Cristo não é o centro da reunião. A igreja não fez para si estátuas e nem imagens. Porém, intrínsecos no egocentrismo, fazem o culto a Deus se transformar no culto ao homem. É só ouvir as canções que são 'sucesso' nas rádios evangélicas e que são cantadas nos púlpitos das igrejas. Músicas que não expressam mais a glória e a santidade de Deus. Ao invés disso, visam massagear o ego dos ouvintes, provocando emocionalismos passageiros, extravagâncias e movimentos 'meio que' suspeitos em nome do Espírito Santo.

Este tipo de culto, com louvores, principalmente louvores (louvores?) ou músicas, voltadas ao bem estar do crente, trazendo mensagens de vitória, de sabor de mel, de ver o seu inimigo ser destruído, dupla honra e etc, está deixando a igreja doente. Frágil diante das astutas ciladas do Diabo. Eu fico chocado quando vou ao um culto e vejo os tais dos "levitas" (que de levitas não tem nada), quando tem a oportunidade de "adorar ao Senhor", de convidar a igreja a cultuar a majestade de Deus, desprezam-na quando começam a cantar letras que não glorificam a majestade de Deus, mas serve para alimentar o ego da igreja e manifestar algumas euforias.

Ora, quando vamos ao templo, nos reunir com a comunidade, não é pra cultuar a Deus? E porque cultuamos ao homem? E porque ficamos tão alegres em ouvir baboseiras na hora do culto? Porque não aproveitar estes instantes para nos derramar diante de Deus e a sua presença?

Há uma passagem bíblica que amo por demais que nos ensina algo maravilho:

"No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi também ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e a cauda do seu manto enchia o templo.
Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas; com duas cobriam os seus rostos, e com duas cobriam os seus pés, e com duas voavam.
E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória.
E os umbrais das portas se moveram à voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaça."

Isaías 6:1-4

Costumo dizer que nós perdemos feio para os anjos. Eles sim, estão sempre adorando e exaltando a natureza santa de Deus. Enquanto nós, muitas das vezes, temos a oportunidade de adorá-lo, mas preferimos adorar a nós mesmos.
Precisamos acabar com o antropocentrismo nos cultos, remover as canções que elevam o nosso ego e os nossos sentimentos. Abaixo as canções que dizem "eu", "ti" e "você" objetivando nos acalentar de forma que deixa o real objetivo do culto a Deus.

Voltemos as escrituras. Observemos os cânticos que há nela. Os cânticos que já foram escritos inspirados pelo Espírito Santo. Para que tudo concorra para a glória de Deus.

This entry was posted on quinta-feira, 19 de março de 2015 and is filed under ,,,. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

Leave a Reply

Obrigado por comentar em meu blog. Espero que você tenha sido edificado pelo conteúdo aqui exposto. Volte sempre e que Deus te abençoe.