Ovelhas sem pastores.

Faz algum tempo que conheci um homem que me perguntou se eu pregava a palavra de Deus. Respondendo a ele, disse: "Sim, eu prego". Ele disse: "Então tenho diversos lugares (igrejas) para te levar". Perguntei: "Onde o senhor congrega?". Respondeu-me dizendo: "Não tenho congregação fixa. Um dia vou pra li, outro pra lá. Aonde Deus tocar no meu coração eu irei".

A partir das afirmações do querido irmão, comecei a refletir no que se diz respeito a ovelhas sem pastores. Já conheci diversas pessoas que não querem ter o compromisso em congregar em apenas uma igreja. Não adotam o modelo eclesiástico que a bíblia expõe. Deixando assim a comunhão com os demais irmãos do corpo de Cristo e  as responsabilidades na igreja local. Essas pessoas, muitas delas, se dizem ser chamadas por Deus para pregar, cantar, exercer itinerância e tantas outras coisas, afim de não ter um lugar fixo para congregar-se. Não sou contra a itinerância, nem tão pouco a visitar outras igrejas. Claro, que se haja moderação enquanto a essas ações. Até porque, sou convidado a pregar em diversas igrejas, porém não deixo ter responsabilidade na igreja a qual congrego, trabalhar em prol do crescimento da obra.

A bíblia usa bastante alegorias de ovelha e pastor para que possamos entender os cuidados de Deus e do pastor local sob as nossas vidas. (Sl. 23.1; Jo. 10.11; Jo 10.14; 1Pe. 2.25).
Percebo que tais ovelhas sem pastor andam desgarradas. Não querem ficar no aprisco do mestre. O seu desejo é viver livre, sem responsabilidades e interpretando a palavra de Deus ao seu bel prazer. Com isso, perdem o cuidado do seu pastor.

É importante salientar que as ovelhas precisam de cuidado. O mais recomendado e especializado para cuidar de uma ovelha é o seu próprio pastor. Se o pastor não cuidar, quem cuidará? Quem tirará os carrapatos, as livrarás dos perigos e da boca dos lobos e quem tratará bem o seu pelo?

Você que se encaixa nesta mensagem pode até me dizer que o pastor é o próprio Deus e ele cuida das suas ovelhas aonde ela estiver. Correto! Outros até podem afirmar que o pastor local é acometido de erros e fragilidade. Não é perfeito. Correto! 
Mas, aonde fica os pastores locais, o anjo da igreja? Qual é a sua utilidade? Será que Deus não os ordenou para que cuidassem de suas ovelhas? Eu sei que o bom pastor cuida de suas ovelhas e ele conhece cada uma delas (Jo. 10.11). Porém, o pastor local tem a obrigação de saber o que está se passando com aquela ovelha, de ajudá-la, aconselhá-la e orar por ela (Hb. 13.17). O pastor local não é o supremo pastor, que é Deus, que sabe de tudo e de todos. 
Pergunto: Como um pastor local vai conhecer uma ovelha que vive de aprisco em aprisco?

Contudo, o que eu quero expressar é, a importância de se estar nos cuidados de um pastor local. É tão bom você ser aconselhado por um homem chamado por Deus, que é conhecedor da palavra do mestre. Ele é o representante do supremo pastor aqui na terra. 
Todavia, não deixe de congregar em uma igreja, pois lá irás aprender, com seu pastor, o caminho para reino de Deus.
E quando o perigo te rodear, há sempre o pastor local pra te ajudar.

Tome o exemplo da igreja primitiva.


E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar; 
(Atos 2:1).


Mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade (1 Tm. 3.15). 


Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia. 
(Hebreus 10:25).



Reflita!

This entry was posted on domingo, 12 de fevereiro de 2012 and is filed under ,. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

2 Responses to “Ovelhas sem pastores.”

Obrigado por comentar em meu blog. Espero que você tenha sido edificado pelo conteúdo aqui exposto. Volte sempre e que Deus te abençoe.