9 Elementos Essenciais na Oração.



A oração é peça fundamento na vida de qualquer cristão que queira um real relacionamento com Deus. Através dela podemos nos comunicar com o todo-poderoso e assim sentir a sua presença em nosso viver. É ela o canal direto de comunicação que temos com o céu. Sabemos que o Espírito Santo tem o papel de interceder por nós, até com gemidos inexprimíveis (Rm. 8.26). Há uma frase que escutei na minha infância e que nunca esqueci. É esta: "A oração é o elo que nos une a Deus". É através dela que obtemos graças e bençãos por parte do criador. Por isso, se faz necessário entendermos alguns elemento fundamentais para um oração eficaz. Por certo existem pessoas que não sabem orar. Jogam palavras ao vento pensando que Deus é apenas um canal de ouvidoria. Entretanto, Jesus, no capítulo 6 e versículos 9 ao 13 nos ensina um modelo para uma verdadeira oração. Não com repetições, como muitos assim fazem, mas sim, com sinceridade (Mt. 6.9).

Sabendo disto destacarei 9 elementos que são essenciais para uma oração que seja recebida por Deus.

1. Fé (6.9a).
 Fé é aquilo que não vemos, mas cremos. Não há dúvidas quando se há fé. É preciso ter fé em Deus para saber que ele existe e é fiel para conosco para ouvir as nossas orações.

2. Adoração (6.9b).
Até mesmo na oração existe um momento de adoração ao Deus criador. Devemos adorá-lo em tudo. Possamos assim expressar no momento da oração palavras que o exaltem. Magnificando a sua presença. Antes de fazer seus pedidos a Deus não esqueça de adorá-lo na beleza de sua santidade.

3. Expectativa (6.10a).
Sempre devemos ter a convicção de que o reino dos céus está próximo. Com isso, podemos entender de que o momento de oração não é apenas para se pedir coisas materiais, mas espirituais, como graça, amor e misericórdia.

4. Submissão (6.10b).
Que possamos sempre infatizar esta expressão bastante importante: "Seja feita a tua vontade". Pois a vontade de Deus é boa, agradável e perfeita. Ele sabe o que é melhor pra nós.

5. Petição (6.11).
Muitas pessoas pulam as etapas até aqui. A melhor parte para muitos é esta; de pedir. Já começam orando pedindo o mundo inteiro. Não é errado pedir, pois a bíblia afirma: "pedi, pedi, dar-se-vos-à" (Mt. 7.7). Entretanto, saibamos que Deus atende primeiramente as nossas necessidades. Quando pedimos no nome de Jesus, Deus se compadece de nós e nos dar aquilo que anelamos. Peça crendo que Deus é poderoso para tanto no agir como no efetuar.

6. Confissão (6.12a).
É importante confrontar a nossa natureza pecaminosa. Mesmo ainda sendo salvos por Cristo, precisamos pedir a Deus, diariamente, que ele venha nos perdoar de todos os pecados cometidos. Perdoando assim as nossas transgressões e dívidas. Deus é perdoador.

7. Compaixão (6.12b).
Compaixão é o desejo de aliviar ou minimizar o sofrimento de outrém. Este sentimento precisa estar presente em nossas orações. Muitos oram para que Deus tome providências radicais contra seus inimigos e até pedem a morte. Mas Jesus ensina-nos diferente. Precisamos amá-los e interceder por eles. Se Deus nos perdoa, porque não perdoamos também? 

8. Dependência (6.13a).
O que não pode sair da nossa mente é que nós somos, ou devemos ser, dependentes de Deus. Nós não somos nada e não temos nada. Tudo é dEle. Se somos alguma coisa é porque ele nos amou primeiro. Entregue tudo o que te aflinge a Deus e ele agirá por ti.

9. Reconhecimento (6.13b).
Reconheçamos que ele é o Senhor, o Deus de toda a glória e honra. O Alfa e o Ômega. O leão da tribo de Judá. Porque dele é o reino, o poder, e a glória, para sempre. Amém!

Dentre tantos aspectos que se propõem à oração, destaquei apenas 9 que com certeza, orando assim, conseguiremos êxito na comunicação com o bom Deus. Com isso, através da graça de Deus, ele irá nos ouvir e consequentemente irá nos responder. O meu desejo é que você, a partir de hoje, faça uma oração sincera, que venha do íntimo de seu espírito.


Amém.

This entry was posted on quinta-feira, 12 de janeiro de 2012 and is filed under ,,,. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

Leave a Reply

Obrigado por comentar em meu blog. Espero que você tenha sido edificado pelo conteúdo aqui exposto. Volte sempre e que Deus te abençoe.