"Ex-Gay não existe", afirma fundador de ONG de "cura" de homossexuais.

Sergio Viula
O site Eleições Hoje publicou nessa semana uma longa entrevista com Sergio Viula, professor de inglês, filosofia e teólogo carioca de 42 anos que fundou a ONG Movimento pela Sexualidade Sadia (Moses). O grupo, ligado a uma igreja evangélica, prestava serviços de "assistência" a homossexuais que gostariam de mudar sua orientação sexual. Anos depois, após passar por um casamento que rendeu dois filhos, ele se voltou contra a organização e decidiu abrir o jogo sobre os métodos da ONG e o sofrimento das pessoas que muitas vezes se viram forçadas a passarem por ex-gays.


Ele comentou a visão religiosa do homossexualidade e mostrou diversas ineficiências do projeto. Como o próprio Viula conta na entrevista, o grupo de apoio causava muito mais dor do que conforto e forçava as pessoas a agirem contra sua natureza. Depois de 18 anos trabalhando com o Moses, tendo tentado evangelizar novos fieis até nas paradas do orgulho LGBT, Sergio hoje vê com mais clareza a relação do homossexual com si mesmo.
"Na verdade, ex-gay não existe, é pura auto-sugestão", ele conta. "Hoje sei que estava me enganando. Na época, pensava que qualquer sentimento ou atração fosse mera ‘tentação’ e que isso poderia ser superado com oração e dedicação a deus. No grupo, basicamente, pensávamos que ser gay fosse pecado, que devia ser confessado e abandonado e para isso, fazíamos proselitismo, aconselhamento, oração, pregação, recomendávamos certos livros, leitura bíblica, coisas que os crentes geralmente fazem, mas com foco na homossexualidade, sempre demonizando a homoafetividade, infelizmente."
"Isso não acontecia de fato, era o que se chamava discipulado. Acaba sendo uma lavagem cerebral. Você tem que se isolar do seu antigo círculo de amigos, começar a se enfiar nas reuniões da igreja, fazer sessões de aconselhamento, orar, jejuar, essas coisas. Quando acontecia de alguém se envolver com outro homossexual, ele tinha que confessar o que fez. Uma loucura do caralho", ele se irrita. "Ninguém deixava de ser gay, houve relacionamentos até dentro do grupo, entre uma atividade e outra da igreja, eles sempre arrumavam tempo pra isso. Você consegue imaginar quanto sofrimento para mim mesmo e para todos os que atuaram ou foram influenciados por esse trabalho? É irritante! E tem gente até hoje repetindo esse discurso imbecil."
Na entrevista, o ex-ex-gay peita até o pastor Silas Malafaia, inimigo público número um dos direitos dos homossexuais no Brasil. "Ele é um idiota! Eu era um garoto quando me envolvi com tudo isso, tinha pouquíssima experiência de vida e não ainda não havia tanta informação como hoje. Agora, ele atua na base da má-fé mesmo, com interesses financeiros, projetos de poder.", detona. "E diz ele que nunca foi gay, será? Fico muito desconfiado de gente que gasta tanta energia e dinheiro para combater algo que não tenha nada a ver consigo mesma. Entendo heterossexuais que compreendem os riscos da homofobia, mas não entendo heterossexuais que quase surtam só por saberem que os gays estão felizes, saudáveis e produzindo para o país."
Fonte: Revista TRIP
Eu comento: Cito apenas um versículo bíblico o qual creio que serve para calar a boca de alguns que tentam apostatar da fé em Deus, afirmando que a sua palavra é errante e falsa, pois na bíblia mostra textos e mais texto em que a homossexualidade é mal vista por Deus. É pecado, sim.
Acredito na libertação de qualquer indivíduo que tem algum vício ou práticas que não convém fazê-la, através da bíblia. Jesus veio a terra para nos livrar e todo e qualquer pecado e prática que desagradasse a Deus. Basta o ser humano ter força de vontade para mudar. Jesus não mudou. A sua palavra é fiel para ser cumprida.

Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres. João 8.36

This entry was posted on terça-feira, 1 de novembro de 2011 and is filed under ,,. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

3 Responses to “"Ex-Gay não existe", afirma fundador de ONG de "cura" de homossexuais.”

  1. A Bíblia é a maior inimiga de si mesma. Veja essa post: http://www.foradoarmario.net/2011/09/10-grandes-problemas-da-biblia.html

    ResponderExcluir
  2. Amigo, sendo você ateu ou não, os cristãos tem a bíblia como regra de fé e prática e acreditam que a mesma é inerrante e infalível. Talvez você nunca teve um verdadeiro encontro com o Deus que eu prego e que outros também.Se este encontro fosse presente em sua vida com certeza você teria outra visão. Você é livre para decidir sobre sua orientação sexual e outras coisas a mais. Mas saiba que um dia este Deus que você diz que não existe, virá e julgará todos.

    Jesus vem.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. isso que a igreja quer pessoas sofrendo por serem homossexuais e pensando que vão para o inferno.Já passo da hora do povo se afastar um poquinho da igreja e decidirem o que e melhor para elas. Se o céu existisse ele estaria vazio.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar em meu blog. Espero que você tenha sido edificado pelo conteúdo aqui exposto. Volte sempre e que Deus te abençoe.