E próximo da Semana Santa...


México e Filipinas são os países onde, actualmente, muitos católicos se fazem crucificar durante a Semana Santa como forma de devoção, ainda que esta prática seja formalmente desautorizada pela Igreja.
Todos os anos este fenómeno é praticado de forma generalizada nas Filipinas, onde muitas vezes se encena toda a Paixão do Cristo, com os protagonistas a serem julgados, flagelados até ao sangue e usando uma coroa de espinhos, antes de serem pregados na cruz durante algumas horas, em manifestações públicas sempre muito participadas. A regra é, todavia, permanecerem na cruz apenas alguns minutos.
Neste país, há registo de vários crucificados, em regra homens, sujeitarem-se a esta prática anos a fio. Um dos casos mais divulgados é o de Rolando del Campo que fez a promessa de se deixar crucificar durante 15 anos se a sua mulher sobrevivesse a um parto muito complicado.
Os participantes nesta cerimónia são pregados na cruz, pelas mãos e pés, com pregos de mais de 15 centímetros, e a sangue frio.
Acontecimentos semelhantes são também tradicionais no México, ainda que neste país os pregos sejam, muitas vezes, substituídos por cordas.

DN/Notícias Cristãs

This entry was posted on quinta-feira, 25 de março de 2010 and is filed under ,. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

One Response to “E próximo da Semana Santa...”

  1. Nos tempos atuais ao seguimos um blog ou sermos seguidos, formamos uma verdadeira teia, capaz de ter um alcance quantitativo e qualitativo para matérias formativas e informativas, que mídia alguma consegue ter. Já imaginou se os pré-socráticos e pós socráticos tivessem tal meio divulgador na sua época? A história seria outra! POR ISSO PARABÉNS PELO BLOG.

    Aproveito para CONVIDAR VOCÊ, seus seguidores e quem você segue, para lerem matéria sobre o espetáculo SAGRADO E PROFANO, que ocorrerá na cidade de Senador Pompeu, interior do Ceará, no pequeno Distrito de Engenheiro José Lopes. Experiência artística que mobiliza toda a população, que além de encenar a Paixão de Cristo ainda tem os caretas, que há cerca de 70 anos, saem pelas ruas. Experiência artística, social, política, folclórica, econômica..... que merece ser relatada, imitada e, sendo possível, vista e visitada ao vivo. Boa leitura em:

    www.valdecyalves.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar em meu blog. Espero que você tenha sido edificado pelo conteúdo aqui exposto. Volte sempre e que Deus te abençoe.