Como ser um discípulo de Cristo - 2º Passo


A imagem acima é bem enfática em sua pergunta: “Você sabe dizer não”?

Mas não é qualquer coisa que você precisa negar. O que você precisa negar é a sua própria carne e suas vontades. Como está escrito: “E chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me.” (Marcos 8: 34).

O segundo passo (2º) para ser um discípulo de Cristo é negar-se a si mesmo. Não basta ouvir o chamado de Jesus, mas precisa-se negar os nossos próprios desejos. Negar a carne é dizer “não” as suas vontades, a sua concupiscência. A bíblia relata que a carne é fraca (Mt. 26.41). Porém, o espírito é o que nos vivifica, mas a carne para nada aproveita (Jo 6.63). Diante da nossa trajetória cristã, dia-a-dia passamos por tribulações, tentações e obstáculos. O nosso inimigo tenta incessantemente nos tragar (I Pe 5.8). O desejo dele é nos ver distanciados da comunhão com Cristo. Dando-lhe a devida liberdade, a carne pode operar em nossas vidas, através das suas paixões. Passamos a viver longe de Jesus, deixando assim de ser um de seus discípulos. A carne nos faz viver longe do amor de Deus.

A bíblia está repleta de considerações sobre a carne. O apóstolo Paulo, principalmente na sua carta a Roma, é bem explícito em falar que a carne para nada serve e que nela não habita bem algum (Rm 7.18). Mas em sua carta aos romanos ele afirma muito bem: “Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a CARNE, mas segundo o ESPÍRITO (Rm 8.1)”.

Todo aquele que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne (Rm 8.5), e a inclinação da carne é morte (Rm 8.6). E os que estão na carne não podem agradar a Deus (Rm 8.8).

A cada dia que se passa, somos entregues à morte por amor de Jesus (II Co 4.11). Esta morte que a bíblia relata é a morte dos nossos desejos carnais. Precisamos sacrificá-los para que possamos dizer: “Já estou crucificado com Cristo; e vivo não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim (Gl 2.20)”.

Devemos ter cuidado com as obras da carne, pois elas estão dentro de nós, procurando manifesta-se. As obras da carne são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas NÃO HERDARÃO O REINO DE DEUS (Gl 5.19-21).

[PESQUISE O SIGNIFICADO DE CADA UMA DELAS]

Tudo isto. Isso mesmo. Tudo isto acima são obras que podemos manifestá-las através da nossa carne. Mas que possamos pedir a Deus força para poder dizer: “Quero negar a minha própria carne e poder seguir o fruto do espírito”.

Não é fácil seguir a Cristo, ser um discípulo seu. Mas não é impossível. O reino de Deus está próximo e, sim, é preciso pedir forças a Deus para passamos pelos obstáculos das tentações da carne. Que possamos dizer “não!” a concupiscência da carne.

Inclinemo-nos para as obras e o fruto do espírito que são: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança (Gl 5.22).

A bíblia diz: "E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências." (Gálatas 5: 24).

Crucifique-a, e serás bem aventurado. 
Seja você, um discípulo de Cristo.

This entry was posted on domingo, 20 de março de 2011 and is filed under ,. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

One Response to “Como ser um discípulo de Cristo - 2º Passo”

  1. muito bom o seu post Cleyton (:
    suas palavras realmente expressam o que voce deseja passar para todos nós , que Deus continue te usando grandemente através desse blog ! s2

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar em meu blog. Espero que você tenha sido edificado pelo conteúdo aqui exposto. Volte sempre e que Deus te abençoe.