Quando Perdemos a Alegria da Salvação.


Restitui-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito voluntário.”
(Salmos 51.12)

Quando começo a ler o salmo de número 51, compreendo a situação em que Davi se encontrara. Um homem de paixões muito fortes, um soldado, e um monarca oriental que tinha poder de déspota! Após o profeta Natã saber que Davi possuiu Bate-Seba, veio até ele ouvir a sua confissão. Logo, Davi confessa o seu pecado e escreve este salmo onde relata o seu arrependimento e infelicidade.
No verso 12, conferimos que Davi ora ao Senhor pedindo que ele restituí-se a alegria da sua salvação (em outras traduções está: "Torna a dá-me a alegria da tua salvação").

Davi estava em uma situação deplorável. Por causa do seu pecado não havia novas canções (salmos). A sua vida tinha perdido todo o sentido. Pois o pecado nos faz distanciar-mos da presença de Deus. Esta vida que temos tão corrida em que devemos Trabalhar, ir a faculdade e entre outras atividades, nos deixam afastados da busca de Deus. Cultos só aos domingo. Não há tempo para orações e leitura da bíblia. E quando estamos nesse vai e vem, o Diabo se aproveita para nos fazer pecar contra o nosso Deus. É por causa da falta de Deus, da busca incensante das coisas do alto, é que muitos caem e ficam prostrados sem a presença dELE, perdendo a alegria do primeiro amor.

C.H. Spurgeon relata em uma de suas obras afirmando de que Davi tinha esquecido a sua salmodia enquanto cedia à carne, mas voltou à sua harpa quando sua natureza espiritual foi despertada, e ele extravasava seu canto ao acompanhamento de suspiros e lágrimas. Por causa do seu pecado, a alegria já tinha se esvaído. 
A alegria proveniente de Deus para compor salmos, administrar o seu povo e conduzi-los a vontade de Deus tinha acabado. Por isso, há muitos entre nós que, por causa do pecado, dos desejos da carne, perderam a alegria da salvação em meio ao caminho.

Muitos dentro de nossas igrejas estão infelizes, amargurados por dentro, se sentindo vazios e  oprimidos pelo pecado. Não há neles mais aquela vontade de agradecer a Deus por seus feitos, glorificar a ele na sua vida e nas reuniões semanais em suas igrejas. Quando perdemos a alegria da salvação não há mais forças e nem ânimo para proclamar a própria salvação que vem de Deus por seu filho Jesus. Quando perdemos a alegria da salvação, perdemos a presença do Espírito Santo, o qual nos capacita para fazer a obra do Reino de Deus. Sem a alegria da salvação, nos tornamos apenas meros expectadores de cultos, saindo dos cultos do mesmo jeito que entrou. Por isso que há aqueles que não fazem NADA em prol da obra de Deus. Perdeu-se a alegria da sua salvação. São crentes parados, conformados, só sabem reclamar, ver defeitos em todos, tornando-se um cristão derrotado e enfraquecido.

Há tantos na mesma situação de Davi. Porém, precisamos enfatizar que Davi orou a Deus. Sabendo do seu erros, arrependeu-se de suas iniquidades, confessou os seus pecados ao Senhor, e por fim conseguiu a misericórdia do seu Senhor.
Ao exemplo, os novos convertidos. É sabido de que os novos cristãos são bem animados. No início da sua fé querem realizar diversas atividades dentro do reino de Deus. Sempre estão prontos pra fazer a obra de Deus. Entretanto, por causa do corre-corre do dia a dia, o pecado bate a porta, as tentações chegam, e se o camarada não estiver em consagração ao Senhor, ele irá perdendo esta alegria salvífica que conseguiu no momento de sua conversão.

Meus querido irmão. Não deixe as provações e tentações desta vida retirar a alegria da sua salvação. Ela é importante pra nós. Caso você se encontre na mesma situação que Davi, estás vivendo no pecado, arrependa-se, confesse-os a Deus e ganhe as misericórdias dELE. E por fim, peça a Deus que restitua a alegria da sua salvação, para que ele venha te encher de gozo e paz para fazer a vontade dELE.

Amém!

This entry was posted on quinta-feira, 8 de março de 2012 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

5 Responses to “Quando Perdemos a Alegria da Salvação.”

  1. Muito edificante seus apontamentos neste texto. Realmente precisamos não apenas VOLTAR às nossas primeiras obras, mas pararmos de tantos vai-e-vém com nosso Salvador! Estar na presença de Cristo é muito mais que a direção de um departamento, de um culto, de uma igreja ou de uma função. Até mesmo ficar batendo no peito dizendo "estou salvo". E daí? O que voce fará na Terra com sua Salvação? É ser um representante do Céu. Precisamos nos concientizar sobre isto. Sempre progredir, não desfalecer... Parabéns!

    Robson de Santana
    cpl. Evangélico
    www.doutoresdealmas.org

    ResponderExcluir
  2. oq eu devo fazer para voltar ao primeiro amor e sentir a alegria da salvaçao?

    ResponderExcluir
  3. Você preciso orar a Deus como fez Davi e entregar a sua vida totalmente a Deus. Com oração, jejum, leitura da palavra e quebrantamento ao pés do Senhor, certamente retornará a sua vida a alegria da salvação.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Muito edificante, e atual para os dias de hoje

    ResponderExcluir
  5. Amém por essas verdades. Que Deus me restitua em mim a alegria da salvação.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar em meu blog. Espero que você tenha sido edificado pelo conteúdo aqui exposto. Volte sempre e que Deus te abençoe.