O Que Jesus Faria? Uma Reflexão Sobre os Escândalos do Meio Evangélico.


Diversas pessoas me interrogaram e continuam a interrogar sobre os novos escândalos do meio evangélico envolvendo os dois grandes tele-pregadores do Brasil e líderes das maiores igrejas brasileiras: O poderoso empresário da Rede Record e o milagreiro da roça, dono de extensas terras e incontáveis cabeças de gado.

Pois é, infelizmente, por causa destes e de outros escândalos, a igreja brasileira, de certo modo, está sendo prejudicada. A sua autenticidade é questionada por aqueles que não professam a nossa fé e até daqueles que estão dentro das nossas igrejas. Quando saímos a apregoar o evangelho, facilmente iremos ouvir sobre eles.
Quem fala a verdade? Qual destes é evangelho correto? Será que todos os pastores, bispos, apóstolos... São mercenários e vigaristas?! O que Jesus faria?
Estes questionamentos estão deixando muitas pessoas confusas.

Atente para o que a palavra de Deus afirma sobre escândalos: "Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus.” (1 Co 10:32). A bíblia é enfática em dizer que não podemos ser motivos de escândalos. Ou seja, devemos nos portar de tal modo para que não venha à vergonha para a igreja de Deus. E muitos estão aí, pregando o evangelho segundo os seus interesses, ganhando milhões em dinheiro e destruindo o projeto de Deus para a humanidade. Esta corja foca apenas em lucros, onde não há vez para o amor às vidas que não tem Cristo. Em suas reuniões (que não são cultos ao Deus vivo) o que impera é o milagre urgente, a benção financeira, cura nos relacionamentos afetivos e as quebras de maldições. E aonde fica a salvação em Cristo? O arrependimento e o perdão dos pecados? Lá na igreja do lado, que às vezes não é tão grande e cheia de gente, mas há um pastor que tem o desejo de pregar o bom e verdadeiro evangelho, pois nas igrejas destes senhores tele-pregadores salvação é coisa antiga. O que vale é ser próspero e rico. Ai daquele por quem vier o escândalo (Mt. 18.7).

Entretanto, é necessário que estes escândalos venham a acontecer (Mt. 18.7). mas, devemos vigiar e orar para que não possamos cair nestas tentações, nas armadilhas de Satanás. O deus deste século deseja envergonhar a igreja de Cristo, mas creio na palavra de Deus que diz que as portas do inferno não prevalecerão contra a igreja (Mt. 16.18).

Diante deste que motivam estes e outros escândalos, o que podemos fazer é orar pela terrível realidade da igreja brasileira. Orar para que Deus levante líderes compromissados com a palavra de Deus.
Não acredito num evangelho que facilidades, que prometem excluir todos os sofrimentos da sua vida e nem daquele que o maior milagre é a cura exterior. Creio no evangelho de renúncia, de obstáculos e aflições, de oração e jejum, de relacionamento com o pai eterno, pois se Cristo venceu, nós também venceremos. E por fim, receberemos o galardão, a coroa da vida. Seremos salvos da condenação.

Nós somos rodeados por uma tão grande nuvem de testemunhas, todos os dias. Seja no trabalho, na escola ou faculdade e até em casa. Alguns querem só uma brecha para apontar um de nossos erros. A minha oração é esta:  Busquemos cada dia mais o discernimento espiritual, a leitura da palavra de Deus e a santidade. Para brevemente subirmos aos céus com o Cristo.

Aí você me pergunta: O que Jesus faria em meio a estas situações? Jesus ia continuar pregando o evangelho, as boas novas, fazendo seus milagres e seus prodígios. Continuaria a ajudar os mais necessitados sem olhar o quanto de dinheiro eles tinham. Jesus iria ensinar mais e curar nem tanto assim. Jesus ia focar na remissão de pecados e não da benção da prosperidade financeira para os seus ouvintes.

Que possamos guardar e praticar as palavras do apóstolo Paulo em 2 Coríntios 6.3: “Não dando nós escândalo em coisa alguma, para que o nosso ministério não seja censurado”.

Que Deus nos ajude!

Imagem via Facebook.

This entry was posted on sexta-feira, 23 de março de 2012 and is filed under ,. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

6 Responses to “O Que Jesus Faria? Uma Reflexão Sobre os Escândalos do Meio Evangélico.”

  1. Caro Edcleyton,

    A paz amado!

    Vivemos um momento de total desvaneio no meio dos evangélicos.

    A multidão, na sua maioria, segue a estes energúmenos, pela falta do conhecimento bíblico, tão necessário ao insucesso destas criaturas com o coração desprovido de verdades.

    O Senhor seja contigo. Vigie e ore!

    O menor de todos os menores.

    ResponderExcluir
  2. É uma situação como a da Política, só quem vivencia isso de perto sabe quem é quem. Eu, francamente, não acho que o Malafaia supere esses homens no que faz, ele chove muito no molhado, gasta uma fortuna para montar um mega evento só de lição de moral, isso é tanto por tão pouco.

    ResponderExcluir
  3. Uma coisa muito chata foi o que você fez Edcleyton porque esse tal milagreiro q você fala é o apostolo Valdemiro Santiago e é um homem tremendamente usado por Deus.E já passou da hora para termos discernimento para entender quem é de Deus ou não é e acredite ele faz o que muitos crentes deviam estar fazendo pregando enunciando a sua palavra.Então porque o tanto de almas que são verdadeiramente salvas em seu ministério é mesmo muito grande, então só te digo isso não jugues, e não atrapalhe ajude.

    ResponderExcluir
  4. Querido Dan, uma coisa é curas e milagres e outra é salvação. Não adianta um homem pregar uma coisa e viver outra, inclusive pregar tudo menos a salvação e a sã doutrina. Acredito que ele vinha no caminho certo, mas começou a se embaraçar com terríveis coisas. Não estou aqui para jugar, mas sim, a luz da bíblia, difundir a verdade bíblica, expor fatos (que são verídicos) e denunciar as heresias. Tudo que falei acima está embasado nas sagradas escrituras.
    Espero que Deus, cada vez mais nos venha dar discernimento espiritual e graça para suportas tantas coisas no meio evangélico.
    Agradeço pelo comentário. É muito bem vindo neste espaço.
    Abraços em Cristo.

    ResponderExcluir
  5. desde os tempos mais remotos, nos é exibida a questão dos reis, feudos e tantos outros. Deus regia diretamente o seu povo, que rejeitando Samuel, também rejeitou ao próprio Deus. Lemos na Palavra que o rei viria, pegaria as terras e os filhos e filhas do povo pra si e exigiria pesados impostos. O povo trabalharia pra sustentar o rei. Deus atendeu ao pedido do povo. Até hoje a Nação Santa é subjugada por reis e governantes ímpios, pois o maior dos reis também fora desacreditado, ignorado, cuspido, esmurrado e morto.
    Nos dias atuais, os líderes cristão vivem esplêndidamente. Eu desafio a todos a tornarem-se líderes grandes e não usufruirem das riquezas "do povo". Em baixo, criticamos; em cima, nos deliciamos. Se este ou aquele "dono" de igreja tá rico, riquíssimo ou milhonário, isso não será a primeira nem a última vez! quem de vós crescerá às altas lideranças e não lançará mão DE NADA? Isto é indignação santa mesmo, é inveja ou apenas pra andar conforme as modas? Preguemos Cristo, crucificado, ressurreto e que voltará. Não podemos nos desviar do alvo: o Céu e a Evangelização.

    Shalom

    Robson de Santana
    www.doutoresdealmas.org

    ResponderExcluir
  6. Por um lado vemos Jesus chamando os fariseus de hipócritas. Isto, segundo o comentário do Dan, poderia nos fazer pensar em Jesus julgando os fariseus. Por outro lado, vemos Jesus perdoando a mulher adúlterar, perante os que queriam apedrejá-la. Isto, seguindo a linha de raciocínio do Edcleyton, poderia ser uma negligência com os padrões morais da Palavra.
    Mas, meus irmãos, qual é a verdade? Jesus é a verdade!!! Os seus atos expressam a verdade e devem ser seguidos.
    Quando Jesus condena os atos dos fariseus, ele está cuidando da multidão que os tinha como detentores da verdade. Expondo os pecados de seus líderes, ele joga por terra a idolatria daquele povo e abre caminho para a entrada do novo padrão de obediência à Palavra: Cristo cruscificado.
    Quando Jesus perdoa a mulher adúltera, ele demonstra a graça e a misericórdia do nosso Deus que pode alcançar aquele que crê no Cristo cruscificado.
    E alguns daqueles fariseus, como Paulo, se convertem depois pela graça e misericórdia de nosso Deus.
    Assim, irmãos, seguindo a nosso mestre, Dan está correto em condenar os falsos mestres que, como bem diz a Palavra em II Pedro 2:4, "por avareza, fazem de vós negócio com palavras fingidas".
    Mas, o mesmo Jesus foi até a cruz por aqueles falsos mestres que se arrependeram e que tinham seu nome escrito no "livro da vida do Cordeiro".

    Que a Graça e a Paz do nosso Senhor vos sejam multiplicadas.

    Guto

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar em meu blog. Espero que você tenha sido edificado pelo conteúdo aqui exposto. Volte sempre e que Deus te abençoe.