Riqueza ou prosperidade. Qual a sua escolha?


 Uma das doutrinas mais propagadas atualmente é a teologia da prosperidade que vem ganhando mais adeptos. Ela contém ensinos que o cristão não pode ser pobre, nem ao menos adoecer, pois isto não provêm de Deus e sim do Diabo. Os pregoeiros desta teologia visam a prosperidade dos seus ouvintes. Prometem muitas bençãos de Deus àqueles que deixarem casa, carro e dinheiro aos seus pés. Os temas principais de suas mensagens são: riqueza e prosperidade. E muitos acham que esses dois elementos são a mesma coisa. E veremos que não é!

Entretanto, uma pessoa pode ser rica e não ser próséra? E uma pessoa próspera não precisa ser rica? Abordaremos esta e outras dúvidas a seguir.

Riqueza e prosperidade podem até andar juntar, mas não são a mesma coisa.  Muitos se enganam pensando que prosperidade é sinônimo de riqueza.
Riqueza significa possuir bens materias e muito dinheiro. Enquanto a prosperidade vai mais além. É ter muita abundância em todos os sentidos da vida.

Posso eu sendo pobre, classe C, D e E ser próspero? Claro que sim! Talvez você não consiga acumular e conquistar muitas riquezas materias nesta vida, mas se você tem alegria, felicidade, bons ciclos de amizades, uma família, força de vontade e além de tudo: Deus na sua vida, você é uma pessoa próspera. Há abundância de elementos bons sobre a tua vida. 

Quantos por aí tem grandes riquezas, que sendo até milionários vivem enclausurados em suas residências, sem poder sair de sua casa em paz com sua família, sem precisar de uma ajuda de segurança particular armada. Tais pessoas possuem tanto dinheiro, mas não harmonia em seu lar. Para dormir usam remédios fortes para poderem ter uma noite tranquila. Enquanto aquele que, às vezes, não tem um tostão furado, mas vai dormir tranquilo, pois tudo está depositando nas mãos de Deus. Confiança, esperança e sonhos (Pv. 3). O seu futuro pertence a Deus.
Enquato há pessoas que são prósperos ou ricos, há também aqueles que souberam guiar bem sua trajetória de vida, estudaram, se esforçaram, Deus abençoou e hoje são ricos e prósperos.  
Quero declarar que há excessões nestes casos. Poucos, mas tem.

A riqueza possui muitos perigos para os cristãos. Certa vez Jesus falando aos seus discípulos que dificilmente entraria um rico no reino de Deus (Lc. 18.25). Aí eu te pergunto: Você quer correr este risco?
As igrejas estão lotadas de pessoas que apenas buscam riquezas e muito dinheiro, mas não buscam um verdadeiro e real compromisso salvívico com Cristo. O apóstolo Timóteo afima que o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males, e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmo com dores (I Tm. 6.10).

Caro irmão, seja próspero em todas as áreas da sua vida. Não foque apenas em ganhos financeiros, pois aqueles que acumulam muitas riquezas só darão oportunidade para as traças e a ferrugem cosumirem (Mt. 6.19).

Jesus sempre nos dará uma vida de prosperidade. Pois ele nos deu uma vida nova junto a ele, e é eterna.


"Portanto, se já ressuscitantes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Colossenses 3.1.

This entry was posted on quarta-feira, 5 de outubro de 2011 and is filed under ,,. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

One Response to “Riqueza ou prosperidade. Qual a sua escolha?”

Obrigado por comentar em meu blog. Espero que você tenha sido edificado pelo conteúdo aqui exposto. Volte sempre e que Deus te abençoe.