Os 5 erros que Sansão cometeu por amar Dalila



Entre esboços e mais esboços que há em minha casa, Deus chamara minha atenção para este que irei postar neste momento. Serve para todo crente, principalmente para os jovens da igreja, o qual é meu foco principal. Espero que, depois de refletir nesta mensagem sua vida seja impactada pela graça de Deus.
Juízes Cap. 16

Sansão, Filho de Manoá. Nasceu em Zorá. A narrativa da sua vida é feita em Jz 13-16. Era “nazireu de Deus” desde o seu nascimento, sendo o primeiro nazireu a ser mencionado na Bíblia (Jz 13:3-5; comp. Nm 6:1-21). Nazireu no original quer dizer consagrado, separado. Nazireu é o termo que designa uma pessoa que se consagra a Deus por um tempo determinado. Segundo a bíblia, a marca mais comum da separação desta pessoa era o uso do cabelo NÃO cortado e a abstinência do consumo de vinho ou qualquer alimento feito de uva. 


Sansão foi um milagre na vida de sua família. Enquanto o povo de Israel vivia na iniquidade, Deus usou de sua eterna bondade e misericórdia para com os seus pais. Assim a sua mãe (o qual seu nome não é citado na bíblia) o concebeu. Assim começa uma vida sustentada pelo milagre de Deus. O criador escolheu Sansão desde o ventre de sua mãe para ser diferente e não se contaminar com coisas imundas. 

Somos sabedores da história deste homem. Escolhido por Deus, Sansão vivia na presença de Deus. Era um jovem animado no seu trabalho, exercendo o ofício de juíz de Israel por 20 anos (Jz 16.31), distinguia-se por ser portador de uma força sobre-humana que, segundo a Bíblia, era-lhe fornecida pelo Espírito do Senhor enquanto ele mantivesse os seus cabelos longos. Subjugava facilmente seus inimigos e produzia feitos inalcançáveis por homens comuns, como rasgar um leão novo ao meio, enfrentar um exército inteiro e derrubar uma grande construção (Juízes 14:6; 15:14; 16:23). 

Certo ponto da vida de Sansão, apaixonou-se por uma filistéia, prostitua, chamada Dalila. Sendo Sansão nazireu, não poderia casar-se com mulher de outro povo. O casamento não era pecado pela lei de Moisés, mas ele infatizou na TORÁ que o homem não poderia casar com mulher de outro povo. Pois bem, Sansão afeiçoou-se a mulher filistéia (v.4). A bíblia nos afirma que os príncipes dos filisteus tramaram o mal sobre a vida de Sansão, usando já a influência de Dalila. Os príncipes disseram: "Persuade-o, e vê em que consiste a sua grande força, e com que poderíamos assenhorear-nos dele e amarrá-lo, para assim o afligirmos: e te daremos cada um, mil e cem moedas de prata”. (v.5). Com isto, podemos observar o declíneo deste homem de Deus, baseado neste pequeno relato, abaixo os 5 erros que Sansão cometeu por amar Dalila: 

1º  - Ela era do povo inimigo


V.1 Sansão foi a Gaza, e viu uma prostituta, e acoabitou com ela. Sansão sabendo do propósito de Deus para a sua vida, afastou-se dos preceitos divinos. Sansão, um jovem dedicado, escolhido, e tendo características que dificilmente um humano teria. Mas ele não se contentando com estes atributos o qual Deus vos deu, fugiu da presença e vontade do Senhor Deus. Observado isto, o crente, jovem, tem que vigiar, orar e fugir das tentações(II Tm. 2:22). É preciso o jovem de hoje, ou cristãos, está atento às ciladas do diabo, pois ele não dorme, ele anda em nosso derredor, procurando nos tragar. 


2º - Não teve noção do perigo


V.4 Depois disto, aconteceu que se afeiçoou a uma mulher do vale de Soreque, a qual se chamava Dalila. Sansão, homem corajoso, guerreiro; quem disse que teve medo de entrar na toca do lobo? Em outras palavras, caiu de cara na paixonite por Dalila. Não quis saber sobre a lei de Moisés. Dalila pelo que percebemos não era feia, mas bonita, charmosa, possuía grandes atributos estéticos, e como prostituta, sabia conquistar um homem. Muitas vezes vemos pessoas querendo ser super-crentes, santarrões demais achando que nada pode antigi-lo, que pode vir o que vier ele está preparado. Entram em armadilhas de Satanás pensando que terão forças para sair, mas quando se vêem dentro, estão afundados pelo pecado. Não vá além das suas forças. Se você tem certeza que só vai até certo ponto, vá! Mas se não agüentar encarar de frente as tentações, pare! Peça ajuda a Deus, e ele te ajudará. 


3º - Ele foi persuadido por ela


V.15 Então, ela lhe disse: Como dizes que me amas, se não estás comigo o teu coração? Já três vezes zombaste de mim e ainda não me declaraste em que consiste a tua força. Sendo Dalila uma prostituta, tinha artimanhas para conseguir o que queria. Era uma questão de tempo ela descobrir o segredo de Sansão. Ele já estava preso nas garras da filistéia, não tinha mais forças de sair daquele caminho. A pior coisa é deixar o diabo nos persuadir para obter o segredo que temos com Deus. Ele quer descobrir a nossa intimidade, nossos planos e desvendar a nossa aliança com ELE. Não desista diante das adversidades da vida. Não deixe as ilusões tomarem conta da sua vida, pois o Senhor nos tomará nos seus braços e nos guiará. “Nem tudo que brilha é ouro”, ou, nem tudo que é bonitinho provém de Deus. 


4º - Deixou ser levado por sua emoções


V.16 Importunando-o ela todos os dias com suas palavras e molestando-o, apoderou-se da alma dele uma impaciência de matar. Antes, percebemos que Dalila tinha um poderoso poder de persuasão. De tanto perturbar Sansão, ela conseguiu o seu objetivo. Sansão não conseguiu segurar a sua comunhão com Deus. De forma ou de outra, ele tinha um pacto com o Senhor. Pacto nós não podemos quebrar de jeito nenhum, principalmente um tão valioso que é de Criador a criatura. Diante das tentações, não troque o pacto que há entre você e Deus. Peça a ELE para segurar em suas mãos, para não deixa-lo cair. Guarde o contacto, não desista, não abaixe a cabeça para as estratégias de Satanás, pois no final de tudo você dirá: "Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé." (II Timóteo 4:7).


5º - Descobriu o seu segredo

V. 17 Descobriu-lhe todo o coração e lhe disse: Nunca subiu navalha à minha cabeça, porque sou nazireu de Deus, desde o ventre da minha mãe; se vier a ser raspado, ir-se-à de mim a minha força, e me enfraquecerei e serei como qualquer outro homem. Sansão sabia as conseqüências, se ele quebrasse o seu pacto com Deus. Ele expressou a Dalila o seu segredo. Então, Dalila conseguindo o seu objetivo, o enganou e cortou seus cabelos. Mesmo Sansão tendo convicção do seu dom, do milagre de Deus na sua vida, não vigiou e o resultado todos nós sabemos. Logo, no final do versículo 17, conta-lhe que se cortarem o seu cabelo, seria um homem normal, totalmente desprovido de forças extraordinárias. O que Deus quer com toda esta humanidade é o compromisso. Quando temos um compromisso sincero com Deus, somos diferente. O diabo fará de tudo para poder quebrar este compromisso. Vai querer saber o segredo do seu sucesso. Mas quando estamos firmados neste compromisso e com total devoção nas coisas de Jesus, o Satanás pode tentar quantas vezes quiser para saber o seu segredo, mas nunca descobrirá. Não deixe por nada neste mundo quebrar a aliança que tens com Deus. Jesus pagou um alto preço para obter esta aliança que nós temos hoje. Não desperdice a honra de termos este compromisso com ele. Ele te ama. Ele te quer bem. Siga a magnífica vontade de Deus e não cometa os erros de Sansão. 


Existem alguns segredos para não cometer estes erros:

Orar sem cessar: (I Tessalonicenses 5 : 17)
Vigiar: (Apocalipse 3 : 3)
Viver em santidade: (I Pedro 1 : 16)

This entry was posted on quarta-feira, 23 de setembro de 2009 and is filed under ,. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

15 Responses to “Os 5 erros que Sansão cometeu por amar Dalila”

  1. Graça e paz, parabéns pelo seu blog muito bom estarei adicionando na minha lista de bloogs que acompanho e recomendo. quando quizer visite meu blog: http://ivancesarbarboza.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Graça e paz irmão Edcleyton!
    Agradeço sua visita ao "Procurando os perdidos" e por tornar-se seguidor.
    O objetivo do mesmo é, além de glorificar e exaltar o nome do Senhor, alcançar vidas para o seu Reino. Se entender que vale a pena indicá-lo, antecipadamente agradecemos.
    Que o Senhor continue te abençoando, dando sabedoria e entendimento nas postagens do seu blog.
    Sempre juntos no Senhor Jesus.
    Antonio Carlos

    ResponderExcluir
  3. Amém...Eu creio...Estou seguindo, e continuaremos seguindo os passos do mestre Jesus até o céu. O nosso principal objetivo na blogosfera é proclamar as boas novas. Deus vos abençoe e obrigado pelos votos!

    ResponderExcluir
  4. Querido irmão,

    Por motivos funcionais, o blog “Vivendo o Verdadeiro Evangelho” passou a se chamar “Evangelho da Graça”. Da mesma forma, o endereço www.vivendooevangelho.blogspot.com agora ficou www.alexmaltta.blogspot.com

    A primeira mudança se deve ao título um tanto extenso, difícil de ser inserido nos blogs amigos na forma de blogroll.

    A segunda ocorreu em virtude da dificuldade que muitos amigos, irmãos e conhecidos do Sul da Bahia demonstraram para encontrar o endereço correto. Utilizando o meu nome fica muito mais fácil.

    De qualquer forma, nada muda em termos de proposta. Viver o verdadeiro Evangelho é viver o Evangelho da Graça. Um Evangelho destituído de invencionices, legalismos e teologias alienígenas. Um Evangelho construído pelo compromisso com a Palavra de Deus, mas, também, pelo Seu favor imerecido.

    Aviso também que o blog já dispõe de um banner. Se o irmão quiser ajudar a divulgação da minha página, ficaria muito, muito grato.

    Alguns blogs, inclusive, já estão contemplados (ou como banners ou como blogolls ou ainda como links). Se o blog do irmão não estiver na relação é só enviar um email para mim. alexmaltta@gmail.com.

    Que o Senhor continue abençoando a todos nós.

    Parabéns pelo belo blog.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo blog!

    Já estou seguindo.

    Aproveito para lhe convidar a conhecer o meu blog, e se desejar também segui-lo, será uma honra.

    Seus comentários também serão muito bem-vindos.

    www.hermesfernandes.blogspot.com

    Te espero lá!

    ResponderExcluir
  6. perdir meu primeiro comentario acerca deste texto mais nao faz mal aprendam ai e melhor obedecer do que sacrificar diz a biblia ;obedincia quero e nao sacrificios

    ResponderExcluir
  7. a biblia ainda diz: para sujeitarmos à Deus e resistirmos ao diabo e ele fugirá de nós, aleluia amém que bênção irmão adoro essa passagem da palavra de Deus,que oi Senhor continue abençoando sua vida querido.

    ResponderExcluir
  8. eu sou jovem e hj pela manha o senjor me dava essa palavra de maneira nenhuma podemos contar o segredo q nao de uma hora pra outra o nazirado de sansao tinha estoria obreira viviany

    ResponderExcluir
  9. muito bom amado, agora, a biblia não fala que dalila era uma prostituta nem tampouco filistéia, concerteza sansão se deixou levar pela concuspisciencia dos olhos da carne

    ResponderExcluir
  10. amem!!! essa palavra reforçou um tema que Deus tinha me dado a respeito dessa msg eo tema que Deus me deu diz assim, nem tudo que reluz e ouro, e lendo essa passagem abriu-se mais ainda a minha mente que deus possa continuar abençoando a sua vida

    ResponderExcluir
  11. que o senhor te abençoe muintissimo.amém!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar em meu blog. Espero que você tenha sido edificado pelo conteúdo aqui exposto. Volte sempre e que Deus te abençoe.